Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#TRETA NEWS

TCE-ES recomenda rejeição das contas 2020 da gestão Audifax devido a rombo de quase 37 milhões na aposentadoria dos servidores

Os técnicos do Tribunal de Contas constataram irregularidades considerados de natureza grave

Fachada do prédio do IPS com a foto do ex-prefeito Audifax

Em uma decisão surpreendente, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) recomendou a rejeição das contas de 2020 da prefeitura da Serra, sob responsabilidade do então prefeito, Audifax Barcelos. A recomendação, oriunda do exame do Parecer Prévio do TCE-ES, baseou-se na identificação de duas importantes irregularidades nas contas, ambas referentes ao equilíbrio financeiro do Instituto de Previdência do Servidor do município (IPS).

A decisão foi apreciada no dia 9 de maio pelo Plenário da Corte de Contas, culminando em uma recomendação de rejeição por 4 votos a 3, refletindo a visão da área técnica e do Ministério Público de Contas. A sessão também resultou na emissão de determinações direcionadas à prefeitura.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

A irregularidade mais grave identificada foi a falta de equilíbrio financeiro no regime previdenciário de capitalização. A insuficiência financeira, quantificada em R$ 36.922.420,32, surgiu da diferença entre as receitas arrecadadas e as despesas executadas pelo regime previdenciário, uma lacuna que não foi preenchida por nenhum aporte financeiro do Tesouro Municipal.

Conforme a jurisprudência do TCE-ES, os recursos acumulados pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Serra, juntamente com seus rendimentos, devem ser usados exclusivamente para a formação de reservas para amortizar o déficit atuarial do ente, e não para custear despesas correntes enquanto persistir o déficit atuarial do regime próprio de previdência social.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

Dessa forma, o uso de recursos destinados à redução do déficit atuarial para cobrir o déficit financeiro no valor de R$ 36,9 milhões demonstra a inércia do gestor em tomar as medidas necessárias.

Técnicos do tribunal encontraram irregularidades de natureza grave

A segunda irregularidade identificada, também de natureza grave, está relacionada à primeira e diz respeito à ausência de equilíbrio atuarial devido a deficiências na revisão do plano de amortização proposto pela avaliação atuarial.

O TCE-ES determinou ao atual prefeito da Serra que, até o final do ano, recomponha os valores relacionados à insuficiência financeira apurada em 2020 no RPPS, incluindo correção monetária, juros e multa. Essa ação deve ser realizada sob a supervisão do responsável pelo controle interno do Município e do presidente do Instituto de Previdência.

A Corte de Contas também determinou que a prefeitura revise e adapte o plano de custeio suplementar do Instituto, que deve amortizar, no mínimo, o valor anual dos juros do saldo do déficit atuarial do exercício, de acordo com a próxima avaliação atuarial.

Câmara da Serra deverá analisar as contas do ex-prefeito

Conforme o Regimento Interno do Tribunal de Contas, cabe recurso das decisões tomadas nos Pareceres Prévios dos chefes do Poder Executivo. O julgamento das contas de governo é de competência do Poder Legislativo, após o recebimento do Parecer Prévio do Tribunal de Contas.

Defesa do ex-prefeito se pronunciou sobre a decisão

A defesa do ex-prefeito Audifax Barcelos, sem partido, após ser procurado, respondeu por meio de nota, que o processo se encontra pendente de recurso, não existindo, portanto, qualquer condenação ou parecer pela desaprovação de suas contas emitido de forma definitiva. Destacando o voto do relator do procedimento, o conselheiro Sergio Aboudib, foi proferido no sentido de aprovar as contas, o que segundo o advogado de Audifax certamente acontecerá após a devida análise do recurso da defesa.

Prefeitura da Serra comentou o caso

A prefeitura da Serra informou que ainda não foi notificada pelo Tribunal de Contas do ES sobre as determinações impostas à atual gestão, mas ressaltou estar atenta nas formas de viabilizar a sustentabilidade do Regime Próprio de Previdência Social do Município.

+NEWS

#DROP NEWS

Confira a lista de dicas e aproveite o Dia das Mães de forma mais tranquila, sem dores de cabeça

#BRONCA NEWS

Em nota, a Prefeitura da Serra disse que não há atrasos nos pagamentos e que já notificou a empresa terceirizada.

#DROP NEWS

Além disso, a prefeitura divulgou que, somente em 2024, já foram entregues mais de um milhão de medicamentos gratuitamente para a população

#DROP NEWS

Segundo fontes, o evento contou com a presença de centenas de pessoas, incluindo diversas figuras importantes da política capixaba

#DROP NEWS

Não perca a chance de participar da maior cerimônia de casamento da cidade! Mas corra, as inscrições estarão abertas por tempo limitado

#DROP NEWS

A prorrogação será para pagamentos da 1ª parcela e cota única; confira como fica o calendário com a extensão dos prazos

#BRONCA NEWS

A Prefeitura da Serra se pronunciou sobre o caso e deu explicações sobre esses semáforos à reportagem do Bronca News

#BRONCA NEWS

Segundo o filho da paciente, os militares que atenderam a ocorrência confirmaram que apenas dois médicos estavam disponíveis para atendimento


Não copie, compartilhe o link